top of page

ESCUTA CLÍNICA A COMUNIDADE  BRASILEIRA NO EXTERIOR

A experiência migratória apresenta desafios como adaptação cultural, distanciamento de origens, lutos, barreiras de comunicação e colocação profissional, além de questionamentos sobre as motivações da partida.

 

Essas dificuldades, que podem estar somadas a experiências de sexismo, racismo e síndrome do regresso, criam tensões biopsicossociais que podem resultar em ansiedade, depressão e crises existenciais.

A condição de “ser imigrante” pode trazer impactos à identidade, consciência e percepção de si e do mundo. Assim como ampliar horizontes, enriquecer as experiências multiculturais e potencializar as vivências pessoais trazendo satisfação e realizações. 

 

Há também a preferência em ser escutada/o por profissional de mesma nacionalidade e língua de origem, mesmo quando as questões a serem tratadas não se relacionam especificamente à mudança de país. 

Para as diversas experiências, a escuta qualificada tem o potencial de promover saúde mental, estratégias de enfrentamento aos desafios encontrados ao oferecer uma experiência acolhedora e cuidado especializado ao sofrimento psíquico.

ESCUTA CLÍNICA A MULHERES

O atendimento psicológico para mulheres exige uma escuta acolhedora às experiências marcadas pelas diferenças de gênero, como dilemas profissionais, acadêmicos, sobrecarga doméstica, relações familiares, maternidade, solidão, abandono e relações afetivas.

 

A carga mental, o trabalho emocional e as diversas formas de violência e microagressões que enfrentamos resultam em sofrimento psíquico, demandando acolhimento especializado.

 

Também ofereço escuta direcionada a mulheres com históricos de violência, incluindo por parceria íntima, proporcionando um espaço seguro e confidencial.​ Reconhecendo as cicatrizes profundas deixadas por essas experiências e a importância do acompanhamento psicológico utilizando uma abordagem empática e sensível.

SAÚDE MENTAL 
NAS
ORGANIZAÇÕES E INSTITUIÇÕES

Nas instituições proponho atividades como palestras, rodas de conversa, grupos de acolhimento, formações, grupos operativos, mediação de conflitos e consultoria; envolvendo temas diversos e atuando sobre as relações interpessoais, saúde mental e desenvolvimento integral nos contextos de trabalho.

Desenvolvo metodologias utilizando recursos e ferramentas dinâmicas e criativas para envolver a participação ativa nas atividades propostas.

Nos contextos de trabalho um olhar ampliado, incluindo a Análise Institucional permite uma compreensão mais profunda das dinâmicas das relações e a construção de propostas de intervenção mais assertivas considerando a saúde mental dos trabalhadores.

Destaco a importância da Ética do Cuidado como um caminho para tecer diálogos que conduzam à promoção integral do desenvolvimento humano.

 


 

bottom of page